bec_banner

O que é o Biological Engineering Challenge (BEC)?

 

O BEC é uma competição promovida pelo Núcleo de Engenharia Biológica (NEB IST) entre alunos de Engenharia Biológica. Cada equipa é composta por 2 membros, não tendo os mesmos de pertencer ao mesmo ano curricular. O concurso é composto por 4 fases.

Consulta o regulamento aqui.

Em caso de dúvida enviar email para bec.nebist@gmail.com.

Inscreve-te aqui!

Flaticon_33657

Fases do Concurso

1ª Fase – Quiz Online

O quiz consiste num conjunto de perguntas de escolha múltipla sobre matérias lecionadas em cadeiras das Ciências Básicas. O enunciado com as perguntas será disponibilizado por email e a partir daí conta o tempo até à receção das respostas para bec.nebist@gmail.com. Passam à fase seguinte as 10 equipas com mais respostas certas. Em caso de empate passa a equipa que menos tempo demorou a responder.

Cadeiras avaliadas: Álgebra, Análise Complexa e Equações Diferenciais, Bioquímica e Biologia Molecular, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Eletromagnetismo e Ótica, Gestão, Matemática Computacional, Mecânica e Ondas, Probabilidade e Estatística, Química I.

2ª Fase – Quiz Presencial

Nesta fase procurar-se-á aprofundar as matérias abordadas nas Ciências de Engenharia e Ciências de Especialidade através de um quiz presencial de escolha múltipla com duração de 1h30. Apenas se classificarão as 5 equipas com maior número de respostas corretas. O critério de desempate será o tempo de resposta ao quiz.

Cadeiras avaliadas: Análise Química, Bioquímica e Fisiologia Microbiana, Engenharia das Reações I, Engenharia Enzimática, Engenharia Genética, Fenómenos de Transferência I, Fenómenos de Transferência II, Microbiologia, Processos de Engenharia Biológica, Processos de Engenharia Química e Biológica, Processos de Separação I, Química-Física, Química Orgânica I, Química Orgânica II, Termodinâmica de Engenharia Química, Termodinâmica Química.

3ª Fase – Case Study

Será apresentado às 5 equipas apuradas um case study definido pelo júri que os avaliará. Cada equipa terá até à data indicada para montar uma apresentação expondo a sua análise e proposta de soluções detalhadas do problema. Cada apresentação terá um tempo limite de 15 minutos seguido de uma discussão. Nesta etapa são apuradas 3 equipas.

Júri: Professor Miguel Prazeres, Professora Ana Azevedo e Professora Cláudia Lobato da Silva.

4º Fase – Componente Laboratorial

A cada equipa será proposto um desafio de resolução laboratorial e estas terão de elaborar um protocolo de forma a chegar ao objetivo pretendido, tendo em conta o conhecimento laboratorial adquirido ao longo do curso. Esta fase seleciona a equipa vencedora do concurso.

 

Júri: Professora Ana Azevedo.

Calendário

1ª Fase3 de abril às 19h. Só iremos aceitar as respostas até à meia noite.

2ª Fase – 5 de abril às18h na sala Q01.

3ª Fase – 27 de abril, horário e sala a definir.

4ª Fase – 22 de maio, horário e laboratório a definir.

Escolha dos prémios – até dia 26 de maio.

Flaticon_1078
Flaticon_43803

Prémios

Existem três opções de prémios e caberá às equipas escolher a sua preferência por ordem de classificação. Cada equipa poderá escolher apenas um prémio, isto é, os dois membros da equipa terão de escolher o mesmo prémio. Caso uma das equipas não pretenda usufruir do prémio este passará para a equipa que ficou na classificação exatamente abaixo.

Opção 1

  • Duas vagas para o curso de verão Entrepreneurship in Food na Danmarks Tekniske Universitet (DTU), Dinamarca. O curso não tem custo e irá realizar-se de 7 a 25 de agosto. Mais informações aqui (http://kurser.dtu.dk/course/23531)

·         Duas bolsas de 250€ para transporte e alojamento.[1]

Opção 2

  • Duas vagas pagas para o Ciclo de Conferências Emerging Drug Discovery Approaches against Infectious Diseases dia 8 de setembro de 2017 em Barcelona, Espanha. Mais informações aqui (http://sciforum.net/conference/MMCS2017)

·         Duas bolsas de 100€ para transporte e alojamento.[1]

Opção 3

 

[1] Consultar o Regulamento para mais informações sobre as bolsas.