organização
Direção

Direção 2017/2018

Presidente: Catarina Soares

Tesoureiro: Marta Xavier

Secretária: Rafaela Pereira

Vogais: Catarina Santos, Cristina Pinto, Marta Costa, Marta Zambujal, Pedro Silva, Ricardo Mendes, Rui Meirinho, Simone Gorny

Formação
Departamento de Formação

O Departamento de Formação tem como principal objetivo possibilitar um contacto mais direto entre os estudantes e o mundo profissional. Tem sido construído com a finalidade de responder às perguntas “O que é que vou fazer quando acabar o curso?”, “Afinal qual é o papel de um Eng. Biológico?” ou “Será que é mesmo isto que quero fazer?”, através de palestras, workshops e conferências, compostas por oradores tanto nacionais como internacionais.

Além disso proporcionamos aos alunos formações extra que permitem o seu desenvolvimento e ajudam na preparação para um melhor percurso académico e profissional.

Departamento de Imagem

Criar oportunidades e valor para a Engenharia Biológica e os seus alunos é um campeonato que se joga em vários campos e é indiscutível que haja campo mais importante do que aquele em que se define a própria identidade. O Departamento de Imagem do NEB é assim responsável pela criação de todos os materiais destinados à dinamização das atividades que organizamos e do núcleo como todo, contribuindo em grande parte para que a definição daquilo que somos e fazemos seja transmitida. É aqui que o trabalho desenvolvido vem para se materializar numa imagem estruturada que apele, alerte, convença e impressione mas que, acima de tudo, concretize.

Imagem
Site
Departamento do Site

O Departamento do site está responsável pela manutenção da página web do NEB IST. Divulgação de notícias, inscrição para atividades e partilha de documentos através do repositório são apenas algumas das vantagens de que os alunos de Engenharia Biológica podem usufruir através do site, pelo que é imperativo que este esteja sempre organizado, acessível e funcional.

Nebletter

Através da NEBletter temos como objetivo informar os alunos acerca de eventos científicos e não científicos. Por outro lado, queremos dar a conhecer novos projetos e possíveis áreas de trabalho de Engenharia Biológica. Pretendemos, desta forma, promover a aproximação dos alunos às oportunidades científicas disponíveis, para que se sintam mais confortáveis na hora de tomar uma decisão.

NEBletter
manutencao
Semana da Bioengenharia

A Semana da Bioengenharia, organizada pelos cursos de Eng. Biológica, Eng. Biomédica, Biotecnologia e Microbiologia, apresenta-se como uma peça fulcral em termos académicos por permitir um maior contacto entre os jovens estudantes e as diferentes perspectivas de emprego e por contribuir para o seu esclarecimento acerca da especificidade do curso que frequentam. Repleta de palestras, workshops e visitas de estudo funciona como um importante elo de ligação entre a comunidade académica e o mundo empresarial/comunidade científica.

IST Summer Internships

O programa IST-SI é um projecto ambicioso que procura aproximar o tecido empresarial dos Estudantes do Instituto Superior Técnico através de Estágios de Verão . Enquanto Núcleo de Engenharia Biológica,  procuramos estabelecer contactos com centros de investigação e empresas da  área,  de modo a oferecer aos estudantes um leque de opções diversificadas às quais se podem candidatar. Através deste programa,  é possível estagiar em muitas das empresas que mais integram Engenheiros Biológicos, contactando com profissionais e aprendendo como funciona a vida laboral.

IST SI
Comunicação
Departamento de Comunicação

O Departamento de Comunicação tem a responsabilidade de dar a conhecer o NEB e de divulgar todos os seus eventos. No fundo, é o departamento que liga o Núcleo ao resto do mundo, mantendo todos os interessados informados acerca da sua actividade.

Departamento de Ação Social

O Departamento de Ação Social promove diversos projectos de voluntariado em cooperação com associações que desenvolvem trabalho exemplar na área. Tendo um cariz social, as actividades realizadas têm em vista a responsabilidade para com o outro. Dessa forma, este departamento visa a procura de voluntários que sejam proactivos e estejam dispostos a despender um pouco do seu tempo a ajudar.

18643845_1516311815053870_536700886_n
Recreativo e culturall
Departamento Recreativo e Cultural

O Departamento Recreativo e Cultural é responsável pela organização e dinamização de atividades lúdicas, mas também de culturais, a fim de promover um momento de convívio entre os alunos e um ambiente descontraído para aliviar o peso do semestre. A principal missão desta equipa dinâmica e cheia de vontade de inovar é ajudar na integração dos  alunos na comunidade e promover interesses paralelos ao Técnico, através de torneios de futebol, concursos de fotografia, culinária, etc.

Departamento de Relações Externas

O Departamento de Relações Externas desenvolve a estratégia de comunicação externa do NEB, promovendo atividades organizadas com outras associações e faculdades externas à academia e eventos que permitam a divulgação do curso e dos próprios estudantes, enquanto futuros Engenheiros Biológicos. Assim, de forma a complementar os conhecimentos introduzidos pelo currículo académico, este departamento organiza desde visitas de estudo a locais de interesse no contexto da Engenheira Biológica a eventos que promovem o convívio entre estudantes.

Relações Externas