História

Nesta página apresentamos a evolução do Núcleo de Engenharia Biológica ao longo dos anos através dos seus presidentes e das iniciativas pelos mesmos implementadas.

2021/2022 - Cristiana Vaz

O mandato de 2021/2022, presidido por Cristiana Vaz em conjunto com a Tesoureira Joana Fernandes e a Secretária Maria Inês Vaz, foi marcado por um alívio nas restrições relativas à pandemia COVID-19, resultando novamente numa reestruturação da maioria das atividades do NEBIST, retomando ao formato presencial. Para mais, este mandato foi ainda marcado pela implementação de um novo Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas (MEPP) que implicou uma alteração do calendário académico e, consecutivamente, exigiu múltiplas alterações no calendário de atividades do Núcleo.

Múltiplas parcerias foram desenvolvidas durante este mandato, destacando a forte relação com o Grupo Alumni do IST e a empresa Speak & Lead, com a qual foi realizado o workshop “How to pitch yourself?”. Para além de várias eventos já conhecidos, como a receção aos novos alunos, a sessão de apresentação do programa PDEng TUDelft e múltiplos workshops e atividades de caracter lúdico e cívico, o NEBIST contou com um regresso da gala de biológica, variadas visitas de estudo, os laboratórios abertos do DBE e o verão na Ulisboa. Para mais, o Núcleo continuou a inovar com a criação de noites de cinema, um churrasco em parceria com a CPMEBiol, o desenvolvimento de um novo Repositório de acordo com o MEPP, a criação de um panfleto impresso como forma de divulgar a NEBletter com o menor impacto ecológico possível e uma visita de estudo ao Porto levando um grupo de alunos a participar no XII Symposium on Bioengineering na FEUP.

A Semana da Bioengenharia (SBE), realizada em conjunto com múltiplos cursos do DBE, decorreu em formato presencial e contou com aproximadamente 510 participantes e 78 oradores e o programa do evento foi composto por 10 palestras, 3 sessões de alumni, 8 workshops e 1 churrasco. Para mais, foi possível contar com o apoio de 14 empresas, que participaram na Feira de Empresas.

2020/2021 - GABRIEL COSTA

O mandato 2020/2021 presidido por Gabriel Costa em conjunto com Maria Sousa (Tesoureira) e Catarina Maia (Secretária) foi marcado pela prevalência da pandemia Covid-19 que implicou medidas restritivas que afastaram o NEBIST de toda e qualquer atividade presencial transitando para um regime 100% online.

Houve uma necessidade de adaptar antigas atividades, reinventar outras e criar novas que acabariam por manter o bom nome e padrão de excelência do núcleo. Entre estas destacam-se os Quizzes virtuais premiados, a renovação do Biological Engineering Challenge (BEC), o Biológica nas Escolas que pela primeira vez chegou a uma escola de outro país e o estabelecimento do Biotech on the Road, uma colaboração entre diversos núcleos em Portugal que visa estreitar os laços entre alunos da área da Bioengenharia de diversas faculdades do país. Nada disso seria possível sem uma aposta intensa e uma completa repaginação das redes sociais.

Institucionalmente, o Núcleo visou ainda aproximar-se dos alunos do mestrado em Biotecnologia, incluindo-os nas suas vias principais de comunicação e formar um estreito laço de colaboração com o Grupo Alumni de Engenharia Biológica que ainda perdura.

Por último mas não menos importante, a comissão organizadora da Semana da Bioengenharia em conjunto com os alunos de Engenharia Biomédica e Biotecnologia organizaram uma Semana sem precedentes que ampliou os horizontes, atingindo diferentes regiões de Portugal e países, impondo uma fasquia elevada para novas edições.

2019/2020 - MARIA CATARINA BAPTISTA

O mandato de 2019/2020 arrancou com elevadas expectativas de proporcionar grandes momentos, com o Verão na ULisboa, que contou com novas atividades especialmente dedicadas aos visitantes mais novos. Seguiram-se sucessos noutros eventos já conhecidos, como a Receção aos Novos Alunos, a barraquinha da BioDrinks no Arraial do Técnico, o IV Encontro Alumni, a Gala de Biológica e os Laboratórios Abertos do DBE. Inovou-se também com a realização de várias visitas de estudo que permitiram um maior contacto entre a Academia e a Indústria, aproximando os nossos estudantes do mundo de trabalho. Todos os workshops realizados, tanto de soft como hard-skills, contaram com grande adesão por parte dos alunos, bem como as iniciativas de voluntariado com os armazéns do Banco Alimentar e a Comunidade Vida e Paz.

Contudo, a meio do ano letivo, o NEBIST deparou-se com o surgimento da pandemia COVID-19, que viria a ser um grande desafio a ultrapassar. Infelizmente, muitas das atividades inicialmente planeadas tiveram de ser canceladas, nomeadamente a VI SBE que, dada a elevada afluência de visitantes, não permitiu garantir a segurança e saúde de todos.

Várias atividades tiveram de ser repensadas e reinventadas, tendo sempre em mente a grande premissa de aproximar o Núcleo dos estudantes, mesmo durante o período de confinamento. A forte aposta na dinamização das redes sociais, entre as quais o Instagram, demonstrou ser um enorme sucesso. Para além disso, o ponto alto consistiu na realização de uma sessão de esclarecimento sobre a oferta de Mestrados no Técnico, totalmente em regime remoto, que contou com a presença de interessados das mais diversas partes do país.

Foram ainda estreitados laços de algumas das parcerias já estabelecidas em anos anteriores, com grande destaque para a AEIST, com a qual se desenvolveram diversas atividades de sucesso que consistiram numa mais-valia para toda a comunidade estudantil.

2018/2019 - CRISTINA PINTO

O mandato de 2018/2019 foi marcado por novas colaborações e iniciativas, levando o bom nome do NEBIST mais além. Novas parcerias foram estabelecidas, não só com variados Núcleos do Técnico, mas também com faculdades de renome internacionais, como a TUDelft na Holanda. As boas colaborações fizeram chegar grandes apostas de voluntariado em conjunto com o IEEE, animaram as tardes de quiz em parceria com o Fórum Mecânica, trouxeram temas da vanguarda da biotecnologia ao famoso ciclo de cinema conjunto com o Núcleo de Ambiente e o Diferencial, ensinaram que a ciência pode ser divertida às crianças da Fundação CEBI, entre muitas outras.
Foi também um ano de muitas restruturações, levando a uma viragem no programa Biológica Nas Escolas, que albergou inúmeros voluntários do curso e chegou a número nunca antes visto de escolas ao longo de Portugal Continental e ilhas, com perspetivas de no futuro chegar a todos os cantos do país. Os Laboratórios Abertos não foram exceção, apostando fortemente na formação dos monitores e aumentando a interatividade das experiências apresentadas. A SBE não ficou impune de mudança, tendo sido estreada a inovadora aplicação da Semana, fazendo jus à temática incidente de tecnologia e inovação. Continuando a onda tecnológica, estreámos um novo site e não ficámos para trás nas novas trends, dinamizando o Instagram e dando ênfase a vídeos de divulgação.
Como também não poderia faltar, fizemos questão de marcar presença e dar palavra aos nossos membros em questões de grande relevo para o Instituto, como a Reformulação do Método de Ensino e a Comissão de Reciclagem da AEIST.

2017/2018 - CATARINA SOARES

Neste mandato, o NEB, em parceria com o DBE e o Grupo Alumni, teve o prazer de celebrar os 20 Anos do Curso de Engenharia Biológica através de um evento dinâmico com a realização de um Quiz premiado e de uma Sessão de Networking. Contou com cerca de 100 participantes, incluindo alunos, professores e alumni, nomeadamente alguns dos primeiros matriculados no curso.
As principais novidades deste ano foram a junção dos departamentos de Ação Social e Recreativo e Cultural num só departamento designado Recreativo e de Cidadania, a criação de uma plataforma no site do NEB de Venda/Compra de Livros/Sebentas, a organização de um Curso Inicial de Primeiros Socorros a preço acessível devido ao apoio obtido pelo IPDJ, a parceria com o EMBS na realização do workshop Técnicas de Argumentação e a apresentação do Programa Trainee da Jerónimo Martins. Este mandato foi também pautado por uma grande aposta na melhoria e inovação do repositório e do site do NEB.
O NEB continuou a apoiar o desenvolvimento da SBE, que pela primeira vez teve uma feira de empresas, e dos IST Summer Internships, os quais passaram a ser apresentados na plataforma Job Bank.

2016/2017 - JOÃO ALCÂNTARA

No mandato 2016/2017 a direcção liderada por João Alcântara efectuou, por um lado, uma consolidação das actividades do NEB até ao momento e, por outro, apostou na inovação, através da colaboração com outras entidades. Foi feito um grande esforço de aumento da abrangência do programa IST Summer Internships, através de uma mais forte colaboração com os outros núcleos de estudantes, tendo resultado no desenvolvimento de uma plataforma única e no aumento das vagas em 40% e dos candidatos em 50%.

Intensivou-se a colaboração com o Grupo de Alumni de Engenharia Biológica, tendo sido desenvolvida a primeira edição do Programa de Mentorado de alumni para alunos e de alumni para alumni. Além disto assegurou-se a continuidade de todas as outras actividades do NEB, tais como os ciclos de workshops, as diversas oportunidades de voluntariado e os momentos de convívio, como o Jantar de Gala de Biológica e a barraca BioDrinks no Arraial do Técnico.

A nível institucional foi o primeiro mandato completo com o NEB a funcionar como organização juvenil independente, tendo sido uma preocupação durante o mandato que o NEBIST cumprisse todas as novas responsabilidades que lhe eram inerentes. Com a dedicação do tesoureiro, José Silva, foi possível obter o primeiro apoio estatal ao NEB, através do Instituto Português da Juventude.

2015/2016 - CATARINA NEVES

A Direcção presidida pela Catarina Neves teve o prazer de celebrar o 10º aniversário do NEB através de uma cerimónia que, pela primeira vez, reuniu alunos, professores e alumni, entre os quais antigos dirigentes do Núcleo. Esta comemoração contou com a partilha de experiências dos antigos alunos do curso e impulsionou o maior contacto dos mesmos com a nova geração de Engenheiros Biológicos.

Este décimo mandato foi ainda marcado pela criação do NEB enquanto um grupo de estudantes independente, fora do abrigo da AEIST, o que constituiu um passo irreverente não só na história do Núcleo, mas também por parte da Direcção e Coordenação vigentes que tomaram responsabilidade na criação de estatutos próprios e do Regulamento Interno.

Para além de ter dado continuidade aos eventos Ciclo de Workshops, BEC, Concurso de Fotografia, Exposições de Arte, entre outros, e apoiar o desenvolvimento dos IST SI e SBE, ao longo do ano 2015/2016 o NEB contou também com uma maior aposta nas redes sociais, com a criação de vídeos, com a iniciativa Humans of NEB e partilha de testemunhos do Banco de Voluntários.

2014/2015 - MIGUEL PRÍNCIPE

O 9º ano de existência do NEB, foi marcado pela organização da primeira Semana da Bioengenharia, que contou com a parceria dos cursos de Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica e os Mestrados de Biotecnologia e Microbiologia naquela que seria a primeira semana de palestras e visitas de estudo dedicada inteiramente aos alunos destas 4 áreas.

Foram ainda realizadas visitas de estudo, como à Fábrica da Nestlé de Avanca, e o prémio do Biological Engineering Challenge foi alargado aos segundos e terceiros classificados, que puderam também contar com vagas em cursos de verão em cidades europeias.

No ano de 2015 foram implementados os IST Summer Internships e, pela primeira vez, as vagas de estágios angariadas pelo NEB englobaram oportunidades no estrangeiro.

2013/2014 - RICARDO CAROÇO

Durante o seu mandato, o Ricardo e a restante direcção foram responsaveis pela restruturação do NEB, que terá adoptado uma estrutura bastante mais horizontal, com a criação de departamentos e grupos de trabalho e realizou-se, pela primeira vez, uma Reunião de Angariação de Colaboradores, o que contribui para o aumento da comunidade envolvida neste projecto.

Neste ano, foi ainda criado o ciclo de conferências Link To e o tão conhecido BEC (Biological Engineering Challenge), desafio cujo objectivo é avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia Biológica e premiar as melhores duplas.

O Ricardo Caroço, enquanto presidente em funções e até depois do seu mandato, foi um elemento crucial na implementação do Programa IST Summer Internships enquanto um programa de estágios de verão que pretende contar com a colaboração dos demais núcleos do IST na angariação de vagas de estágio para os estudantes.

Para além dos IST SI, esta direcção impulsionou ainda o projecto SBE, isto é, a realização das Jornadas dos cursos do Departamento de Bioengenharia numa só semana, Semana da Bioengenharia.

2012/2013 - SARA MESQUITA

Em 2012, no mandato da Sara Mesquita, para além de continuar com as actividades até então implementadas, como a barraquinha BioDrinks no Arraial, o BioExit, Jantar de Gala e Jornadas de Engenharia Biológica, JEB, o NEB organizou ainda, pela primeira vez, torneios com os cursos de Engenharia Química e Engenharia Biomédica, de maneira a fomentar a relação entre os colegas de diferentes áreas no IST.

Nesse mesmo ano, foram feitas sweats do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica com o novo logótipo do IST e os PEN ganharam uma dimensão surpreendente, passando de menos de 10 vagas para 75, com o grande esforço e dedicação do então coordenador do projecto e Tesoureiro, Emanuel Lopes.

2010/2011 & 2011/2012 - CATARINA SEITA

No mandato de 2010/2011, foi criada a barraquinha BioDrinks no Arraial do Técnico, que se mantém até hoje.

Nesse mesmo ano tiveram lugar as JEQB, tendo sido a última edição das jornadas organizadas em conjunto com Engenharia Química.

No segundo mandato da Catarina Seita, foi realizado o primeiro BIOEXIT, o qual consistiu num fim de semana de convívio para os alunos de Biológica e feitas as primeiras sweatshirts de Engenharia Biológica com o antigo logotipo do IST.

Neste ano foi ainda organizado um dos maiores projectos do Núcleo de Engenharia Biológica até aos dias de hoje: os PEN (Programa de Estágios do NEB), o programa de estágios nas férias de verão que foi ganhando cada vez maior dimensão e deu origem ao que hoje são os IST Summer Internships, agora com a participação dos diversos núcleos do IST.

2009/2010 - PEDRO LEMOS

No mandato de 2009/2010, a Direcção da qual o Pedro Lemos era presidente levou a cabo a organização das JEQB 2010 e deu continuidade aos projectos até então desenvolvidos.

Este ano pautou-se pela reforma e reposicionamento do Núcleo mais próximo dos alunos do curso, sendo criado um e-mail de contacto para questões administrativas e para que os estudantes pudessem fazer chegar a sua opinião mais facilmente ao NEB.

2008/2009 - ANA CATARINA MARTINHO

No mandato de 2008/2009, foram realizadas as Jornadas de Engenharia Química e Biológica, na altura JEQB, que duraram 1 semana (2 dias para Eng. Biológica, 1 dia para visitas de estudo e churrasco e 2 dias para Eng. Química).

De entre muitas outras actividades e visitas de estudo, é de destacar a iniciativa “Querido Mudei a Torre”, realizada conjuntamente com o NEQ, onde se sugeriu aos utilizadores da torre que fizessem sugestões de melhorias, acabando por serem implementadas algumas medidas, tais como colocar cabides nas portas das casas de banho, que até à altura não existiam.

2007/2008 - DANIEL GUEDELHA

Durante o quarto ano do NEB, a então direcção foi responsável pela legalização do NEB enquanto núcleo oficial do IST e o Daniel Guedelha, presidente neste mandato, contribuiu ainda com o seu testemunho para a acreditação do curso de Engenharia Biológica para a implementação de Mestrado Integrado (Bolonha).

Nesse mesmo ano foram ainda convidados e recebidos, pela primeira vez, alunos de outras universidades nas jornadas do curso, algo crucial para que fosse fomentada a partilha de experiência de alunos de diversas instituições com a mesma área, foi também organizado um Jantar de Gala que juntou o, na altura, Departamento de Engenharia Química e Biológica – DEQB e foram feitas sessões de esclarecimento no âmbito de programas de Erasmus e estágios.

2006/2007 - INÊS ISIDRO

2005/2006 - ANA MANSO

Inspirada pelo NET (Núcleo de Engenharia do Território), então com 10 anos, a Ana Manso começou a perceber que o que nos faltava era um núcleo de alunos do curso que dinamizasse atividades como: jornadas, debates, visitas de estudo, estágios e que em torno à organização de tudo isso se unisse. Em 2004/2005, juntou-se a vários colegas de Engenharia Biológica e começaram a delinear os primeiros estatutos, a desenhar o primeiro logo, a criar as primeiras ideias, a falar com professores e a estabelecer contactos com o mundo exterior. Entre as maiores atividades que organizaram no primeiro ano de funcionamento (2005/2006) encontram-se as I Jornadas de Engenharia Biológica (IST), Tertúlias com temas como “Bioética”, “Biogenéricos” e “Bolsas e bolseiros” e Visitas de estudo à Danone, ao Instituto Ricardo Jorge e à Compal.

Como muitos dos membros do NEB faziam também parte do do GASIST (o Grupo de Ação Social do IST), foram ainda desenvolvidas algumas atividades de voluntariado, nomeadamente em apoio ao estudo em bairros carenciados de Lisboa, juntamente com colegas de outros cursos.